DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL: O CONTROLE DIFUSO E INCIDENTAL DE CONSTITUCIONALIDADE E A DESNATURAÇÃO DA CORTE CONSTITUCIONAL BRASILEIRA

Ricardo Borges Amado

Resumo


SUMÁRIO: I. Introdução. II. Visão Teórica do Modelo Difuso e Incidental de Controle de Constitucionalidade de Leis e Atos Normativos II. 1. Origens do Modelo Difuso e Incidental: a Contribuição Americana. II. 2. Características do Modelo Difuso e Incidental de Controle de Constitucionalidade de Leis e Atos Normativos III. Do Processo de Desnaturação da Corte Constitucional Brasileira III. 1. Esboço Histórico do Judiciário Nacional e as Origens do Supremo Tribunal Federal. III. 2. A Trajetória Brasileira na Recepção do Controle de Constitucionalidade. III. 3. A Extinta Argüição de Relevância da Questão Federal. III. 4. O Modelo Difuso e Incidental de Controle de Constitucionalidade no Brasil Pós-1988. IV. Medidas de Recuperação da Função Constitucional da Corte Mario Brasileira. IV. 1. Repercussão Geral: Primeiro Remédio para a Crise. IV. 2. Súmula Vinculante: Segundo Remédio para a Crise. IV.3. O Garantismo Procedimental como Resposta às Críticas Técnico-Judídicas. V. Conclusão. VI. Bibliografia.


Palavras-chave


Supremo Tribunal Federal,Controle de Constitucionalidade, Direito Constitucional

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Rui. Atos inconstitucionais. Campinas: Russel Editores, 2004

BARROSO, Luís Roberto. O Controle de Constitucionalidade no Direito Brasileiro. Saraiva: Rio de Janeiro, 2007.

BINENBOJM, Gustavo. A nova jurisdição constitucional – Legitimidade democrática e instrumentos de realização. – 2ª Ed. revista e atualizada – Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 18ª Edição. Editora Malheiros: São Paulo, 2006.

BULOS, Uadi Lammêgos. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2007.

CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 7ª Edição (3ª Reipressão). Coimbra: Editora Almedina, 2003.

MENDES, Gilmar Ferreira, et. al. Curso de Direito Constitucional. 2ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2008.

KELSEN, Hans. Jurisdição constitucional. Editora Martins Fontes.

LEGALE FERREIRA, Siddharta. Súmula Vinculante: Críticas e Contra-argumentos. Mimeo.

LEGALE FERREIRA, Siddharta. Súmulas vinculantes: estudos de casos e parâmetros para criação, revisão e cancelamento. Revista de direito dos monitores da Universidade Federal Fluminense. v.2, p. 118-133, 2008. Disponível em www.uff.br/rdm.

MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Mártires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 2ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 1005.

ROCHA, Cármen Lúcia Antunes. Sobre a súmula vinculante. Revista de Direito Administrativo 210: 1997

Sítio na internet: www.stf.gov.br


Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários