Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A RDM visa ser um espaço para a divulgação da produção acadêmica dos Estudantes de Graduação. Acreditamos que, com o devido auxílio e publicação, os estudantes de Graduação podem oferecer uma importante contribuição para a construção do Direito.

As Políticas de Acesso Aberto da RDM foram classificadas com a nota máxima do Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (Diadorim)

verde_226

Políticas de Seção

Seção de Direito Privado

• Bruno Falque Rodrigues Marques
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção de Direito Processual

• Eduarda Araujo
  • Juliana Nobre

Seção de Direito Público

• Leonardo Carvalho
  • Ana Carolina Mascarenhas
  • Melissa Silva

Seção Teoria do Direito

• Palloma Borges Guimarães de Souza
  • Leonardo Carvalho
  • Pedro Odebrecht Khauaja

Sociologia do Direito

Processo de Avaliação pelos Pares

Os Artigos serão avaliados por dois revisores, internos ou externos à UFF, de forma anônima segundo os aspectos de

• Correção gramatical e ortográfica
  • Adequação à formatação
  • Adequação estrutural do Artigo
  • Coerência e Coesão
  • Densidade e correção da pesquisa Legislativa
  • Densidade e correção da pesquisa Jurisprudencial
  • Densidade e correção da pesquisa Doutrinária
  • Densidade e correção da abordagem do conteúdo pesquisado na formulação das teses

O Tempo médio de avaliação de um artigo é de dois a quatro meses a partir da data de envio.

Periodicidade

A periodicidade da publicação é semestral a partir de 2012, tendo sido quadrimestral desde sua fundação em 2008.

A RDM - UFF não adota o fluxo contínuo no plano das publicações. Dessa forma, os artigos devem ser enviados com base em editais específicos de chamada para submissão de artigos.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Ética e Condutas desleais na academia.

A RDM segue o Código de Conduta para editores, produzido pelo COPE.

Pedimos encarecidamente que autores em potencial sempre sigam as condutas éticas esperadas ao submeter um artigo para a RDM ou para qualquer outro periódico. Como parte de nosso processo editorial, checamos a existência de plágio, reciclagem de textos e outras práticas antiéticas.