Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Direito dos Monitores da Universidade Federal Fluminense?

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Diretrizes para Autores

Todos os textos deverão ser produzidos por Estudantes de Graduação, admitindo-se a co-autoria com professores e profissionais formados.

Todos os trabalhos deverão ser estruturados em

• Introdução: onde se aponta uma visão geral do assunto, de modo que o leitor possa conhecer os motivos que levaram tal trabalho a ser produzido, sua relevância, os problemas durante sua pesquisa, bem como os objetivos e a metodologia utilizada para alcançá-los.
  • Análise Legal: onde deve-se apontar e analisar o ordenamento jurídico, isto é, Constituição, Legislação, Tratados, Declarações, Atos infra-legais, Jurisprudência e Doutrina relevantes para a questão abordada.
  • Desenvolvimento: onde se desenvolve a tese, apontando sempre os devidos argumentos de autoridade, promovendo o diálogo entre as fontes e mensurando o impacto das proposições feitas. Lembre-se sempre que a melhor forma de ter seus argumentos considerados é sustentando-os de diversas formas. Apoiamos a inovação que os Estudantes de Graduação podem trazer, mas também alertamos que a pouca experiência pode ser um problema em proposições concretas de resposta a situações do mundo real.
  • Conclusão: onde se retoma as principais questões levantadas ao longo do texto, desde a introdução. A conclusão não adiciona novas informações ao leitor e deve servir como um resumo que refresque e reitere as relações que o texto propôs, como forma de aclarar para o leitor todo o conteúdo do texto.

A Formatação do artigo deverá seguir o modelo ABNT com as pequenas modificações, conforme a seguir:

Margens da página

• Superior: 3 cm;
  • Inferior: 2 cm;
  • Esquerda: 3 cm;
  • Direita: 2 cm

• Fonte: Times New Roman, em negrito.
  • Tamanho da fonte: 14 pt.
  • Centralizado.

Corpo do texto

• Fonte: Times New Roman
  • Tamanho da letra do corpo do texto: 12 pt.
  • Espaçamento entre as linhas: 1,5 linha
  • A primeira linha do parágrafo: recuo 1,5 cm
  • Citação com mais de três linhas: fonte 10 pt, recuo 4 cm; espaçamento simples, sem aspas.
  • Citação com menos de três linhas: direto no corpo do texto, com aspas.
  • Justificado
  • Preferência pelo Itálico e Negrito para a ênfase e apontamento de termos extrangeiros.

Nota de rodapé

• Fonte: Times New Roman
  • Tamanho da letra da nota de rodapé: 10 pt.
  • Espaçamento entre as linhas: simples
  • Espaçamento "depois": 6 pt

Referências Bibliográficas

Todas as referências bibliográficas devem respeitar minimamente o padrão ABNT, orientando-se pelo seguinte modelo:

• SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Xª Ed. Lugar de publicação: Editora. Ano. Páginas.

No caso de Artigos em periódicos o nome do Artigo deverá aparecer sem negrito antes do nome do próprio periódico, este em negrito.

• SOBRENOME, Nome. Artigo. Periódico. Xª Ed. Lugar de publicação: Editora. Ano. Páginas.

A legislação deverá ser citada seguindo o seguinte modelo:

• JURISDIÇÃO. Título. Numeração, data. Dados da publicação.

As referências aos julgados devem respeitar o seguinte modelo, no qual se entende título pela natureza da decisão ou ementa:

• JURISDIÇÃO. Órgão. Título, Número. Partes envolvidas (se houver). Relator, local, data. Dados da publicação.

Todos os documentos que foram encontrados na internet deverão conter após a citação o texto Disponível em <link direto para a referência>. Acesso em: data.

Sumário

Os artigos devem conter um sumário, com recuo 3, entre o nome do(s) autor(es) e o corpo do texto. Além disso, devem dispor de um resumo em português e um abstract em inglês.

Condições para submissão

1. O cadastro no sistema está completo, contendo telefone, afiliação institucional, país e link para o Lattes ou currículo.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico e negrito em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: Direito Privado), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Declaração de Direito Autoral

Todos os trabalhos enviados e publicados pela Revista devem ter suas autorias reconhecidas em qualquer utilização, comercial ou não, das obras, sendo vedada a produção de outras obras sobre as aqui publicadas. A citação de trechos de qualquer tamanho é livre. Ao enviar o seu trabalho, o autor automaticamente abre mão de seus direitos autorais sobre aquele em prol da Revista de Direito dos Monitores da Universidade Federal Fluminense. Nos resguardamos o direito de fazer pequenas alterações na formatação do texto.

Para mais informações sobre a Licença que utilizamos, visite: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/

Ao enviar uma obra não inédita ou não original, atente para as formalidades de Direitos Autorais.