n. 6 (2009)

APRESENTAÇÃO

O período entre final do ano de 2009 e o início de 2010 foi um verdadeiro “cabo das tormentas” para a Revista de Direito dos Monitores. A maioria dos membros mais antigos começou a se afastar das atividades cotidianas da Revista. Os membros que permaneceram firmes enfrentaram problemas pessoais sérios. Para completar o quadro, o processo seletivo de novos membros e de seleção de artigos estava atrasado. Nada disso abalou o Conselho Editorial que, mais uma vez superando desafios, conseguiu não só oferecer soluções aos problemas, mas se lançar a novos desafios e vencê-los.

 

Em fevereiro, ingressou na Revista de Direito dos Monitores um grupo de alunos comprometidos com a instituição e competentes, o que deu nova energia. Dois dos vencedores do I Concurso de Monografia da RDM-UF, Caio Freire Leal e Ana Cristina Miguel de Aquino, se candidataram ao processo seletivo. Resultado: passaram de autores a membros do Conselho editorial. Os demais foram os melhores e mais dedicados “monitorandos” que os mais antigos já tiveram: Cristiane Borborema Chaché, João Victor Rosa Cezario Bruno, Rodolfo Brasil e Thaís de Castro Cunha Parmera. Parabéns a todos e sejam bem-vindos!

 

Quanto ao conteúdo da Revista algumas surpresas integram essa edição. A primeira é que houve uma confluência entre monitores e alunos para fazer um anuário da jurisprudência do ano de 2009. As principais decisões foram resumidas e sistematizadas de forma sintética. A segunda refere-se às vitórias do concorrido prêmio Josué de Castro, patrocinado pela Universidade Federal Fluminense e direcionado aos projetos de extensão. O primeiro lugar foi para o Centro de Assistência Jurídica da UFF, com a apresentação da aluna e monitora de direito penal, Rachel Veríssimo, e o terceiro para a própria Revista de Direito dos Monitores da UFF, com a excelente apresentação de seu coordenador, Eric Baracho Dore Fernandes.

 

Ao nosso Coordenador como Projeto de Extensão, o Professor Ronaldo Lobão, mais uma vez segue os nossos sinceros agradecimentos por sempre poder contar com sua ajuda e bons conselhos. De fato, nada disso seria possível sem sua incansável e inabalável disponibilidade e ânimo para construir projetos sólidos.

 

Quebrando o protocolo por razões mais do que compreensíveis, resolvemos, diante das surpresas, publicar não só os trabalhos dos vencedores da semana de monitoria, mas também o do vencedor do premio Josué de Castro. Por razões óbvias, não faria sentido publicar na Revista um trabalho explicativo do que ela mesma é. Não publicaremos o trabalho da RDM-UFF, mas fica aqui a notícia.

 

Os próximos desafios que se descortinam são: (i) a concorrência de um edital do Ministério da Cultura para organizar um ciclo de debates e palestras no âmbito da Faculdade de Direito da UFF, que integrará os eventos da edição temática do final do ano; (ii) criar uma associação de ex-alunos, alunos e monitores para dar suporte a revista e as atividades que lhes são correlatas. A esperança é que concretizando esses novos desafios a RDM-UFF seja institucionalizada de forma permanente na UFF e alcance um novo patamar acadêmico.

 

Sem duvida, soubemos transformar o nosso particular “cabo das tormentas” em “cabo da boa esperança”. E nada melhor que os versos de Fernando Pessoa para retratar transformações como essas: “Valeu a pena? Tudo vale a pena/Se a alma não é pequena./Quem quer passar além do Bojador/ Tem que passar além da dor./Deus ao mar o perigo e o abismo deu,/ Mas nele é que espelhou o céu.”.

 

Conselho Editorial da Revista de Direito dos Monitores da UFF

Sumário

Seção de Direito Privado

Thiago Montanari Marins
PDF

Seção de Direito Processual

Paula Pires Pascotto da Costa
PDF

Seção de Direito Público

Rodrigo Dias Rodrigues de Mendonça Fróes
PDF

Seção de Pesquisas, Resenhas e Demais Atividades Acadêmicas

Pedro Monnerat Heidenfelder, Alexandre Kehrig Veronese Aguiar Kehrig Veronese Aguiar Veronese Aguiar
PDF
Juliana Marques Antunes, Delton R. S. Meirelles
PDF
Fábio Roberto de Oliveira Santos, Thaís de Andrade Rabelo, Rachel Veríssimo dos S. Soares Veríssimo dos S. Soares
PDF
Siddharta Legale Ferreira, Elisa C. Oliveira, Allãn Sinclair, Marcus Vinícius Bacelar Romano, Rachel Veríssimo, Caio Leal
PDF
Eric, Baracho Dore Fernandes, Irina Carvalho Soares Santarossa, Leilane Kasali Pereira
PDF