Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Direito dos Monitores da Universidade Federal Fluminense?

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Diretrizes para Autores

1. Todos os trabalhos deverão ser produzidos por estudantes de Graduação, ou formados há até dois anos, contados até a data de submissão. A coautoria é admitida, desde que um dos coautores se enquadre nessas condições.

2. Todos os trabalhos deverão ser estruturados em: (i) resumo e palavras-chave; (ii) introdução; (iii) desenvolvimento; (iv) considerações finais; (v) referências bibliográficas; e, caso necessário, (vi) anexos.

3. A formatação dos artigos deverá seguir as seguintes regras:

3.1. As margens superior e esquerda da página devem possuir 3cm, e as margens inferior e direita 2cm;

3.2. O título do artigo deverá estar com alinhamento centralizado e em fonte Times New Roman, tamanho 14pt;

3.3. O resumo do artigo deverá ser redigido em língua portuguesa e estrangeira, com alinhamento justificado, contendo de 100 (cem) a 250 (duzentas e cinquenta) palavras, bem como 05 (cinco) palavras-chave, posicionadas abaixo do resumo e separadas por ponto-vírgula, na fonte Times New Roman, tamanho 12pt, espaçamento simples;

3.4. O corpo do texto deverá estar escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12pt, espaçamento 1,5 e alinhamento justificado. A primeira linha de cada parágrafo deverá ter recuo à esquerda de 1,5cm;

3.5. Citações com mais de três linhas deverão ser transcritas em fonte Times New Roman, tamanho 10pt, com recuo à margem esquerda de 4cm, em espaçamento simples, alinhamento justificado e sem aspas. Caso a citação tenha menos de três linhas, deverá ser transcrita diretamente no corpo do texto, com aspas;

3.6. Eventual ênfase e apontamento de termos estrangeiros deverá ser realizada em itálico. Negrito apenas para itens ou subitens do desenvolvimento;

3.7. Notas de rodapé deverão estar em fonte Times New Roman, tamanho 10pt, espaçamento simples, e com distância para a subsequente de 6pt.

4. As referências bibliográficas devem respeitar o padrão ABNT, orientando-se da seguinte maneira:

No caso de Artigos em periódicos o nome do Artigo deverá aparecer sem negrito antes do nome do próprio periódico, este em negrito.

• SOBRENOME, Nome. Artigo. Periódico. Xª Ed. Lugar de publicação: Editora. Ano. Páginas.

A legislação deverá ser citada seguindo o seguinte modelo:

• JURISDIÇÃO. Título. Numeração, data. Dados da publicação.

As referências aos julgados devem respeitar o seguinte modelo, no qual se entende título pela natureza da decisão ou ementa:

• JURISDIÇÃO. Órgão. Título, Número. Partes envolvidas (se houver). Relator, local, data. Dados da publicação.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. O cadastro no sistema está completo, contendo telefone, afiliação institucional, país e link para o Lattes ou currículo.
  2. O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx.
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  4. O arquivo submetido observou as intruções disponíveis em assegurando a avaliação pelos pares cega.

Declaração de Direito Autoral

Todos os trabalhos enviados e publicados pela Revista devem ter suas autorias reconhecidas em qualquer utilização, comercial ou não, das obras, sendo vedada a produção de outras obras sobre as aqui publicadas. A citação de trechos de qualquer tamanho é livre. Ao enviar o seu trabalho, o autor automaticamente cede seus direitos autorais sobre aquele em prol da Revista de Direito dos Monitores da Universidade Federal Fluminense. Nos resguardamos o direito de fazer pequenas alterações na formatação do texto, bem como eventuais correções gramaticais, sem que para tanto se prejudique, de qualquer forma, o conteúdo da submissão.

Para mais informações sobre a Licença que utilizamos, visite: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/